A importância da gestão de pessoas no gerenciamento de projetos

Acabo de concluir a Capacitação em Habilidades Interpessoais em Gerenciamento de Projetos que foi organizada pelo PMI, Chapter Rio de Janeiro, com o colega Márcio Hérvé.

Conheci o Hérvé na reunião inicial do Mentoring do PMI em setembro quando ele fez a divulgação do seu livro Surfando a Terceira Onda no Gerenciamento de Projetos. O comercial de 3 minutos que ele fez do livro me ganhou. As suas tiradas e seu bom humor mostravam que valeria muito apena conferir o causos que ele tinha para contar depois de sua longa experiência em gerenciamento de projetos na Petrobras.

Não deu outra. O livro é sensacional e indico para todos que querem ter o prazer de uma leitura leve e fluida. E cuidado para não dar gargalhadas em pé no metrô lotado enquanto segue para o trabalho. Acabei gostando tanto do livro que me inscrevi logo em seguida nesse treinamento.

O conceito principal do curso é que projetos são feitos por pessoas e até hoje pensa-se que as máquinas não substituirão as pessoas para realização de projetos. Já um produto pode sim ser produzido em um processo totalmente autotomatizado utilizando máquinas.

Hérvé destaca que a raiz de todo o mal na interpretação do conceito do projeto está em um erro de tradução. Project é empreendimento ou obra, já design sim é projeto. Desse modo deveríamos interpretar Project Management como Gerenciamento de Obras.

As três onda destacadas por Márcio são:

  1. Definida a importância do gerente de projetos e conceitos básicos
  2. Foco na ferramenta
  3. Foco na gestão das pessoas (talento, mudança, conhecimento)

Para sucesso em projetos

O sucesso do projeto depende da construção de uma cultura de gerenciamento de projetos dentro da empresa. Sendo assim, seguem algumas definições:

“Conjunto de habilidades e regras não formuladas que estabelecem o que é intocável e quem fala com quem em que tom de voz.” Warren Bennis

“Cultura é aquilo que resta quando tudo o que foi aprendido é esquecido” Albert Eistein

“Existe vida inteligente fora do PMBOK e da restrição tripla”  Márcio Hérvé

No Brasil, o board determina os prazos e não aceita receber más notícias. É comum escutar coisas como “vai tocando aí que no fim se conserta”.

Habilidades essenciais

A comunicação é fundamental. A palavra significa “tornar comum”. Uma comunicação eficiente torna as informações comuns, ou seja, percebidas por todos da mesma forma.

Clique aqui para acessar o mapa mental que preparei durante o treinamento.

Recomendo o treinamento e também o livro.

2 comentários sobre “A importância da gestão de pessoas no gerenciamento de projetos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s