Análise do Diagrama de Processos do PMBoK 5ªEdição (2013)

O guia Project Management Body of Knowledge (PMBoK) é um conjunto de práticas para gestão de projetos publicado pelo instituto PMI, sendo considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos.

Um dos principais valores desse guia é estabelecer uma notação e uma nomenclatura comum para os gerentes de projeto de modo que a comunidade de profissionais possa trocar informações com uma mesma base de informações.

O que mais me chama a atenção na leitura do PMBoK é a complexidade modelo de processos para gerenciamento de projetos que é composto por 47 processos que recaem em 5 grupos de processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e controle, e Encerramento) e 10 áreas de conhecimento (Integração, Escopo, Tempo, Custo, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos, Aquisições e Partes Interessadas) que são típicas em quase todas áreas de projetos.

Fazendo uma analogia com a teoria de grafos, considerando que cada processo é representado por um nó e cada aresta corresponde a uma troca de informação entre dois processos, podemos identificar que essa rede é composta por 47 nós e 194 arestas. O grafo descreve a rede de relacionamentos entre os processos descritos no PMBoK, sen que a cor representa as áreas de conhecimento.

pmbok_graph

Clique aqui para acessar o grafo animado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s