Dica para manter a leitura em dia

Anualmente renovo aquelas promessas de comer melhor, fazer mais exercícios e LER MAIS. Para essa última eu consegui achar uma forma de solucionar sem muito impacto no meu tempo livro. Esse é o motivo desse texto. Quero compartilhar duas tecnologias que têm me ajudado bastante em aumentar a quantidade de livros “lidos” por ano (já explico porque deixei entre aspas).

Não sei se você tem o mesmo problemas: comprar livros por impulso depois de ler a orelha do livro ou depois de receber aqueles emails com promoções relâmpagos de ebooks com 90% de desconto.

Acontece que a minha prateleira de livros já não cabe mais nada. Há os que estão parados pela metade, aqueles que nem comecei e os que pretendo reler. No final de tudo o meu backlog de leitura tem crescido bastante.

12 minutos

Um dia desses, passeando feed do meu LinkedIn, li um post do Gustavo Caetano que elogiava o pessoal do 12min.com.br, um microblog com resumos dos principais livros de gestão. O propósito do 12′ é acelerar o aprendizado e manter o leitor atualizado com uma leitura curta de cerca de 12 minutos por dia

Resolvi então testar. Fiz o cadastro no site e comecei a usar. No início é algo viciante onde você quer ler vários microblogs por dia para tentar “zerar o jogo”. Eu usei no primeiro mês e resolvi fazer a assinatura que custa atualmente 12 parcelas de R$ 24,90 e ainda ganha outra assinatura para dar de presente. O site evoluiu bastante desde que eu assinei. Agora eles têm também a opção de “ouvir” o microblog além, marcar os melhores trechos e um aplicativo para celular bem bacana. Essa é a minha recomendação número 1.

Atualmente, tenho usado o 12′ para escolher qual assunto me aprofundar. Aquele livro que me interessa acaba entrando na lista de favoritos para compra e assim diminuí a quantidade de livros que desisto de ler pela metade.

ubook

A leitura de um resumo sobre o livro Hakeando Tudo, de Raiam do Santos, me despertou para o poder dos audiolivros. Esse livro do Raiam traz diferentes hacks, que seriam dicas para o dia a dia. Uma dessas dicas é justamente o uso de audiolivros. Eu sempre tive preconceito com audiolivros por experiências anteriores com o texto-to-speach do Kindle. Acontece que eu parei no tempo. Os audiolivros evoluíram bastante e os locutores nacionais são muito bons.

A velocidade da fala é obviamente muito menor que a leitura, mas a vantagem é que você consegue escutar um audiolivro enquanto está no metrô ou no ônibus a caminho para o trabalho ou mesmo quando está fazendo alguma atividade mecânica.

A segunda dica é essa. Assinar um repositório de audiolivros, como, por exemplo, o ubook. O custo da assinatura mensal do ubook é de R$ 24,90 e há uma grande variedade de livros em português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s